O que é o pré-diabetes e como prevenir?

São muitas as dúvidas em torno do Pré-diabetes, muita gente confundindo com o diabetes.

Então, primeiramente, é preciso entender que Pré-diabetes é uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, porém, não altos o suficientes para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2, por exemplo.

Ou seja, pré-diabetes serve como um alerta, sendo geralmente, mais comum em pessoas obesas, hipertensas e/ou pessoas com alterações nos lipídios, que se não for devidamente cuidado, pode se transformar em diabetes.

Já, o Diabetes é causado pela má produção, ou absorção, de insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue, garantindo energia para o organismo.

Na verdade, o pré-diabetes aparece como uma chance de evitar o diabetes, que ainda pode ser revertido, prevenindo que a doença evolua, ou que surjam complicações, como infarto, por exemplo.

Infelizmente, o pré-diabetes acaba não sendo motivo suficiente para pessoas repensarem seu estilo de vida, pois cerca de 50% dos pacientes com o diagnóstico, mesmo com as devidas orientações médicas, desenvolvem a doença.

Por isso, quem tem pré-diabetes e não quer que evolua para diabetes, só tem um caminho a seguir, a mudança de hábitos, só dessa forma conseguirá evitar sua evolução.

Tipos mais comuns de diabetes

Podendo se apresentar de formas diferentes, o diabetes pode ser de vários tipos. Por isso, é fundamental que, independente do tipo de diabetes, ao surgir qualquer um de seus sintomas, o paciente consulte um médico, urgentemente, para que possa ser iniciado o tratamento adequado.

Lembrando que, quanto cedo os sintomas forem identificados, e tratados, mais chances terá de reverter o problema, no caso do pré-diabetes ou de controlar a doença.

Como prevenir o diabetes?

Como dito anteriormente, a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é apostando na mudança de hábitos, ou fazendo uso de algum suplemento natural como o Bio Mass que ajuda a controlar o dabetes.

  • Procurar comer diariamente verduras, legumes e, ao menos, três porções de frutas.
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
  • Parar de fumar.
  • Praticar exercícios físicos regularmente (ao menos 30 minutos por dia).
  • Controlar o peso.

Ainda que desafiador, inserir diariamente hábitos saudáveis no dia a dia, é uma questão de conscientização, para isso, basta apostar em atitudes simples, desde emagrecer a geladeira, até criar listas de mercado mais saudáveis.

Priorize alimentos in natura, ou minimamente processados, coma bastante saladas, legumes, verduras, frutas e beba bastante líquidos, como água, sucos naturais e chás;  por outro lado, evite frituras, comer muita carne vermelha, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

E, claro, coloque em sua rotina atividades físicas, pelo menos, 3º minutos por dia, e pode ser uma simples caminhada, até outra de sua preferência, mas o importante é não abandoná-la.

Enfim, é fundamental adotar, como forma de prevenção, um estilo de vida mais saudável, e de forma permanente.